Conforme a tecnologia evolui, as ferramentas também vão se desenvolvendo e se aprimorando, por isso, as transformações no marketing digital são constantes. O lado bom é que as novidades sempre atraem maior interesse dos usuários, principalmente nas redes sociais e o lado não tão bom é que a disputa pela atenção do público alvo fica cada vez mais desafiadora. Dessa forma, para se destacar é preciso sair do óbvio, inovar e ser extremamente criativo para, além de chamar a atenção, conseguir se relacionar, gerar confiança e manter a autoridade.

O fato é que precisamos estar sempre atentos as mudanças, principalmente a forma com que os potenciais clientes correspondem e também como nos relacionamos com os consumidores. Pois, com certeza, aqueles que não se adequam as novas tendências de Marketing Digital, estão seriamente colocando seu negócio em risco (independente do tamanho).

Sendo assim, sugiro que você reserve um tempo para refletir sobre essas tendências de mercado, analisar sua estratégia e canais atuais, adequar o seu orçamento e colocar em prática o quanto antes! Afinal, definitivamente você não quer ficar para trás dos seus concorrentes.

Além disso, gosto muito desta frase e aqui ela faz todo sentido: “As pessoas não planejam fracassar, elas fracassam por não planejar”. É hora de ajustar as velas do seu barco e seguir em frente rumo ao sucesso, alinhando suas metas e desejos com as novas tendências aposto que você vai fazer bonito em 2019.

Então, vem comigo!

 

1. Inteligência Artificial

Você já tem um assistente virtual para chamar de seu?

Cada vez mais imediatistas os potenciais clientes odeiam esperar respostas, por isso o Chatbot é um daqueles avanços da tecnologia que negócio digital algum pode abrir mão.

Novos recursos já estão disponíveis e outros ainda estão em fase de teste para otimizar o atendimento aos consumidores. Os famosos chatboots tem como principal função diminuir os custos operacionais com pessoas, além de evitar “erros humanos”, como aquele dedo que escorregou no teclado e trocou uma letra.

Aqui precisamos destacar um ponto importante: pessoas gostam de relacionar- se com pessoas, por isso, um toque de pessoalidade a este mecanismo é imprescindível para atingir o objetivo principal almejado; a satisfação dos clientes.

Enfim, as principais vantagens são a agilidade e a facilidade para responder perguntas comuns dos clientes, aquelas que possuem sempre a mesma resposta, como se fossem um manual de compra ou as principais dúvidas dos clientes.

 

2. Conteúdo Autêntico e interação com os usuários

Neste item vamos abordar a imagem da marca, o chamado Branding, cujo objetivo é construir uma impressão positiva de uma marca ou empresa. Entretanto, positiva aos olhos dos clientes, parceiros, colaboradores, fornecedores, etc. Que fique claro que este conceito não diz a respeito a mensagem que você deseja passar aos seus clientes, mas sim a que eles concluíram a seu respeito.

Sendo assim, a gestão das marcas e todas as ações de branding estarão fortemente atreladas a autenticidade. Seguidores e consumidores adoram apoiar empresas autenticas, com propósitos bem estabelecidos. Além da popularidade, a marca que é vista positivamente transmite a confiança necessária para o êxito das campanhas e aumento das vendas.

Você deve estar se perguntando, como tornar minha marca autêntica?

Para esta resposta a palavra chave é: pessoalidade. Por isso, a dica é incentivar os usuários a interagir com a sua marca. Os consumidores têm mais chance de criar empatia e relacionar- se com conteúdos criados por pessoas, ao invés de marcas.

Um caso famoso que está em destaque, que representa muito bem este tipo de iniciativa é o restaurante “This is not a sushi Bar” que fica em Milão. Neste restaurante japonês os clientes podem pagar a conta com seus seguidores no Instagram. É isso mesmo que você entendeu, quanto maior a quantidade de seguidores, maior o desconto na hora de pagar a conta.

Essa ação pode parecer bem radical para um comercio ou restaurante, mas considere como isso incentiva a quantidade de posts feitos por usuários nas redes sociais. Na mira! A marca conquistou a tão sonhada autenticidade e o melhor, os clientes fizeram isso por ela.

 

3. Conteúdo criativo, relevante e viral, para atrair, converter e fidelizar.

O conteúdo não só continua sendo o rei, mas representa o reino todo! Não se trata mais de quem cria o melhor conteúdo e sim de quem consegue impactar o público-alvo com a informação de forma mais assertiva.

Como já abordamos neste artigo, a exigência dos seguidores está cada vez mais elevada. Por isso quero chamar atenção para a qualidade do material, que quanto mais especializado e focado em nichos específicos, melhor. Ou seja, esqueça os conteúdos pouco elaborados, àqueles que não agregam nenhuma informação útil ou que o mundo inteiro já sabe.

Mais do que nunca você precisa inovar e ser extremamente útil. Pode ter certeza, se você não for útil para os seus seguidores, eles deixarão de seguir seu perfil na primeira oportunidade.

Além disso, a tendência se fortalece no reconhecimento das particularidades de cada lead em potencial, proporcionando a ele uma experiência completa, de acordo com seus interesses e que envolva diversos canais, sejam eles digitais ou não. Este tipo de ação é altamente eficaz.

Os Ebooks gratuitos continuam um sucesso, porém não esqueça de se aprofundar no assunto, nada de textinho superficial, ok?

O primeiro passo é realizar um estudo sobre as dores dos seus consumidores. Seu produto ou serviço supre um problema ou realiza um desejo? Através destas perguntas você começa a estudar o comportamento do seguidor e poderá oferecer o conteúdo certo que para atraí-lo no melhor momento.

 

4. Novos recursos nas Redes Sociais

O Instagram e o Facebook, principalmente, estão sempre inovando e incorporando novas ferramentas que são decisivas para compor a sua estratégia de Marketing para 2019.

Além dos filtros, melhores amigos, mensagens de áudio via direct, entre outros, a maior mudança ocorreu com relação ao algorítimo do Facebook. A nova realidade impactou em uma diminuição drástica no alcance orgânico das fanpages, pois a plataforma priorizou o alcance dos perfis pessoais, entregando muito mais os posts dos amigos e “pessoas físicas” na timeline dos usuários.

Muitas pessoas ficaram aborrecidas com esse acontecimento e decidiram abandonar de vez as estratégias no Facebook e migrar definitivamente para o Instagram.

Se você parar para analisar, as redes sociais em sua essência são voltadas para o relacionamento de pessoas, as empresas que decidiram pegar uma carona e se aproveitar no bom sentido, desta visibilidade.

Por isso, novamente, quero chamar a atenção para a autenticidade e pessoalidade, os principais ingredientes para criar conexões com seu público alvo e melhorar o alcance de suas publicações.

Outro ponto que vale destacar é a IGTV, a plataforma de vídeos do Instagram que possibilita a publicação de vídeos de até 1 hora, no próprio formato vertical do Instagram. Essa novidade foi incrível, pois abriu as portas para vídeos mais completos e conteúdos mais aprofundados que certamente não podem ficar de fora da sua estratégia de Marketing Digital em 2019.

Ah, novas ferramentas podem surgir a qualquer momento, fique ligado e procure se familiarizar com elas o quanto antes.

 

5. Marketing de Vídeo

Este ítem não podemos chamar de uma simples tendência, pois já é uma baita realidade e foi o divisor de águas de muitos negócios no ano passado.

Sempre que tenho a oportunidade, gosto de frisar que toda empresa precisa ter pelo menos um vídeo institucional – que seria o básico. Mas os vídeos trazem uma infinidade de possibilidades: contar a história do seu negócio, apresentar um novo serviço, explicar como um produto funciona e até mesmo ser a ferramenta principal de relacionamento com seus clientes.

Isso mesmo, os vídeos inspiram confiança e autoridade digital, por isso eles são os materiais mais compartilhados da internet.

É uma pena que muitos empreendedores ainda não consigam enxergar todos os benefícios que os vídeos podem proporcionar. Muitos ainda consideram um projeto desnecessário, caro e que não converte em resultado algum.

Se você não investiu em vídeos até agora, 2019 é o momento perfeito para começar.

Além dos tradicionais vídeos que podem ser compartilhados no Youtube, Facebook, Instagram, site da empresa, entre outros, outra tendência em destaque são as lives em redes sociais. Elas são ideais para estreitar o relacionamento e conexões com os seguidores, além de proporcionar a divulgação do seu conteúdo de forma descolada.

Você pode estar se perguntando; Como fazer uma live? O que eu vou falar? Morro de vergonha de gravar vídeos, ainda mais ao vivo!

Chegou a hora de vencer a vergonha e mostrar os bastidores do trabalho, que por exemplo, ajudam a dar um rosto para a marca e confirmam a autenticidade da empresa. Outra coisa que dá super certo são as lives com perguntas e respostas, que são muito positivas aos olhos dos expectadores.

 

6. Marketing de Influenciadores

Se você não sabe exatamente como isso funciona, vou esclarecer. Os influenciadores digitais são personalidades reconhecidas nos seguimentos de sua preferência. Geralmente possuem números consideráveis de seguidores, muitos likes, comentários, além de popularidade nas redes sociais. A ação consiste na contratação destas pessoas pelas empresas, para que divulguem os produtos ou serviços.

Quando o assunto é influência, precisamos estar atentos a alguns pontos imprescindíveis:

O primeiro é que o Marketing de Influência pode ser equiparado ao Marketing “boca a boca”, porém ele é efetivado em ambiente digital. Essa é uma atitude inerente de nós, seres humanos, gostamos de compartilhar tudo que gostamos e o que não gostamos também. Por isso, contratar o influenciador certo pode ser extremamente positivo para a imagem da sua marca, posso garantir que os influenciadores adequados são os melhores parceiros da sua marca.

Ao buscar por um influenciador que seja a cara do seu negócio, fique atento ao nicho em que ele atua, quanto mais específico o seguimento melhor será o retorno da ação.

Outro ponto que não pode passar batido são os números, já foi o tempo em que se media o poder de influência apenas pelo número de seguidores. Os números são importantes sim, mas em especial a quantidade de curtidas nas postagens, alcance, engajamento e comentários são muito mais importantes.

Talvez você esteja pensando; Quanto cobra um influenciador? Será que vou ter o retorno do meu investimento, pelo menos?

Os valores são bem variáveis, depende muito do nível do profissional. Alguns chegam a cobrar R$5.000,00 por uma única foto. A boa notícia é que alguns profissionais aceitam permutas, o que proporciona a oportunidade de conhecer o trabalho do influenciador, até gerar mais confiança para fazer uma contratação em dinheiro, além de poder utilizar seus produtos ou serviços como moeda de troca.

Agora, uma reflexão; E se você fosse o próprio influenciador digital da sua marca?

 

7. Verba de Marketing bem definida e agências especializadas

Algo que já presenciei muito nas empresas é que há uma grande dificuldade em estipular um orçamento para as ações de marketing – sejam elas mensais ou anuais. A maioria dos donos das empresas considera o investimento muito alto, ou aquela famosa frase “Marketing é só pra gastar dinheiro”. Por este motivo, infelizmente, muitas empresas e até mesmo departamentos de marketing são negligentes, pois os funcionários tem medo de propor uma verba além das expectativas do chefe e causarem uma situação “saia- justa”.

O segredo sem dúvida é o planejamento! Quando você se planeja, você é capaz de mensurar, e tudo que pode ser medido pode ser melhorado. Para isso, muitas análises e pesquisas.

A esta altura do campeonato, acredito que você esteja convencido de que as principais tendências, definitivamente não podem ficar de fora do seu plano de comunicação em 2019.

Tentar se organizar e planejar com antecedência pode ser uma boa dica, mas não é suficiente. Afinal, o mercado não possui espaço para empresas amadoras. Atitudes amadoras também atraem clientes amadores.

Neste caso, ao terceirizar a demanda do seu marketing digital com uma agência especializada, sua marca estará em boas mãos, com um plano de comunicação estratégico que só profissionais gabaritados e com experiência podem proporcionar.

Portanto, se você está em busca de melhorias para 2019, entre em contato conosco! Será um prazer te ajudar a alcançar seus objetivos e destacar sua marca na internet.

E por último um resumo, das 7 principais tendências de Marketing Digital para 2019:

– A Inteligência artificial chegou para nos ajudar a otimizar e agilizar o atendimento ao cliente;

– Os consumidores preferem marcas que geram autenticidade;

– As redes sociais estão em constante evolução, fique atento para não perder a relevância, acompanhe as mudanças;

– Conteúdos personalizados e aprofundados são ideais para atrair a atenção do seu público;

– Vídeos e lives serão essenciais para todas empresas que buscam se destacar em 2019;

-Os influenciadores digitais são capazes de incentivar o consumo, desde que o nicho de atuação esteja adequado;

– Investir em Marketing é investir no sucesso da sua empresa e no benefício dos seus consumidores.